terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tudo sobre Toxoplasmose

O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. Em vários lugares do mundo até 95% da população foi infectada com toxoplasma. As taxas de infecção são maiores em lugares do mundo com clima quente e úmido e em altitudes menores.

Transmissão da toxoplasmose

A toxoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos de mãe para bebê (congênita), transfusão de sangue e transplante de órgãos. As três formas mais comuns de transmissão são através de alimentação, de animais (zoonose) e de mãe para bebê (congênita).

Transmissão da toxoplasmose através da alimentação

O parasita da toxoplasmose pode ser transmitido a humanos através dos alimentos. Pessoas podem ser infectadas ao:
* Comer carne contaminada não cozinhada (especialmente porco e cordeiro).
* Ingestão acidental de carne crua contaminada depois de manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente (toxoplasma não pode ser absorvido pela pele intacta).
* Comer alimento contaminado por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada.

Transmissão da toxoplasmose de animais para humanos - zoonose

Os gatos desempenham um papel importante na disseminação da toxoplasmose. Gatos ficam infectados ao comer roedores, passarinhos e outros pequeno animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, o qual é microscópio. Pessoas podem acidentalmente engolir o oocisto do parasita ao:
* Ingerir acidentalmente o oocisto depois de limpar a caixa de fezes do gato.
* Ingerir acidentalmente o oocisto depois de tocar ou comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.
* Ingerir acidentalmente o oocisto em solo contaminado.
* Beber água contaminada pelo parasita toxoplasma.

Transmissão da toxoplasmose de mãe para o bebê - congênita

Um mulher que foi infectada recentemente com toxoplasma durante a gravidez pode transmiti-lo ao feto (infecção congênita). A mulher pode não ter sintomas, mas é possível que o bebê sofra conseqüências severas, como doenças no sistema nervoso e olhos.

Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário