terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tudo seobre rubéola.

O que é rubéola?

A rubéola é uma doença causada por vírus que acomete adultos e crianças. Em 1962 o vírus causador da rubéola foi isolado e vacinas para prevenção ficaram disponíveis em 1969. Rubéola é espalhada pela respiração (contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada, seja direto ou através da transmissão aerossol). O período de incubação geralmente dura entre 2 a 3 semanas, no qual a pessoa não apresenta sintomas mas pode transmitir a rubéola.

Sintomas da rubéola

O sintoma clássico da rubéola inclui o aparecimento de manchas na face, as quais se espalham para o tronco e braços, e geralmente desaparecem depois de 3 dias. Outros sintomas podem incluir febre, gânglios linfáticos inchados, dor nas articulações, dor de cabeça e conjuntivite. Durante o período de incubação, que geralmente dura entre 2 a 3 semanas, a pessoa não apresenta sintomas mas pode transmitir a doença.

Tratamento da rubéola

Não há tratamento específico para casos de rubéola sem complicações, nos quais os pacientes recobram-se com descanso e tratamento de apoio.

Complicações da rubéola

Complicações decorrentes da rubéola são relativamente raras. A infecção de rubéola é geralmente moderada, sendo que o principal objetivo da imunização contra rubéola é evitar a síndrome da rubéola congênita.

O que é a síndrome da rubéola congênita

Rubéola pode causar síndrome da rubéola congênita em recém-nascidos. Essa síndrome segue-se a uma infecção intrauterina pelo vírus da rubéola e inclui defeitos cardíacos, cerebrais, oftálmicos e da audição. A síndrome da rubéola congênita também pode causar parto prematuro, pouco peso no recém-nascido, trombocitopenia neonatal, anemia e hepatite. A síndrome da rubéola congênita é o principal motivo para as campanhas de vacinação contra rubéola. Muitas mulheres que contraíram rubéola durante a gestação podem sofrer aborto espontâneo ou dar a luz a natimorto. Se o bebê sobreviver, ele pode sofrer de problemas graves como desordens cardíacas, cegueira, surdez e problemas nos órgãos.

Prevenção da rubéola

A infecção por rubéola pode ser prevenida por vacinação. A Organização Mundial da Saúde recomenda dar a primeira dose entre 12 e 18 meses de idade e a segunda com 36 meses de idade. Existem também campanhas de vacinação em adultos para combater a síndrome da rubéola congênita. Mulheres grávidas não devem ser vacinadas, pois a vacina contém vírus vivo.

Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário