terça-feira, 26 de outubro de 2010

Doença de Chagas


Doença causada pelo Trypanosoma cruzi que requer dois hospedeiros: um invertebrado (Triatomíneo) e um vertebrado ( o homem, animais silvestres e domésticos).
A transmissão ocorre, habitualmente, através do triatomíneo, podendo também ocorrer por transfusão de sangue, pela via digestiva e, acidentalmente, em laboratório.

A transmissão materno-infantil pode ocorrer por via transplacentária (mais comum), pela geléia de Wharton, pelo líquido amniótico, através do contato do sangue materno com as mucosas do recém-nascido (intra-útero, durante ou após o parto).

A transmissão através do aleitamento materno pelo leite, colostro e fissura mamária foi demonstrada por, duas vezes (pela sua raridade, não se contra-indica o aleitamento materno).

Órgãos mais afetados na fase aguda:

Coração

SNC

Tubo digestivo

Músculo esquelético

Pele.

Na fase crônica:

Coração

Esôfago

Cólon.

Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com freqüência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos.
Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina.
Meningite e encefalite são complicações graves da doença de Chagas na fase aguda, mas são raros os casos de morte.

Por: Jéssica , Cynthia e Casemiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário