terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tudo sobre micoses

O que são micoses

A micose é uma condição na qual fungos ultrapassam as barreiras de resistência do corpo e estabelecem infecções.

Classificação das micoses

As micoses são classificadas de acordo com o tecido inicialmente colonizado.

Micoses superficiais
As micoses superficiais são limitadas às camadas exteriores da pele e cabelo. Um exemplo de micose é a Tinea versicolor, a qual comumente afeta a pele de pessoas jovens, especialmente no peito, costas, braços e pernas. O fungo que causa Tinea versicolor vive na pele de quase todos os adultos, porém alguns fatores podem fazer com que ele fique visível e produza manchas, como alta umidade e anormalidades imunes ou hormonais. Porém, quase todas as pessoas com essa micose comum são saudáveis.

Micoses cutâneas
As micoses cutâneas estendem mais profundamente para dentro da epiderme, assim como cabelos e unhas. Essas micoses são restritas às camadas queratinizadas da pele, cabelos e unhas. Os organismos que causam essas micoses são chamados dermatófitos.

Micoses subcutâneas
As micoses subcutâneas envolvem a derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia. Essas infecções são crônicas e podem ser iniciadas por trauma à pele por piercing, o qual permite ao fungo penetrar. Essas infecções são difíceis de tratar e podem necessitar de intervenção cirúrgica.

Micoses sistêmicas decorrentes de patógenos primários
Essas micoses se originam primariamente nos pulmões e podem se espalhar a muitos órgãos.

Micoses sistêmicas decorrentes de patógenos oportunistas
Essas micoses infectam pacientes com deficiências no sistema imunológico como os com AIDS, alterações na flora normal causada por antibióticos, passando por terapia imunodepressiva, ou com câncer metastático. Exemplos de micoses oportunistas incluem candidíase, criptococose e aspergilose.

Tratamento para micose

O tratamento contra micose pode ser feito com medicação antifungal. Dependendo na natureza da infecção, um agente tópico ou sistêmico pode ser utilizado. Fotoquimioterapia, ou fotoferese, é uma técnica usada em centros médicos para tratamento de micoses.

Prevenção de micoses

A prevenção de micoses tópicas pode ser feita mantendo a pele limpa e seca, assim como com boa higiene. Uma vez que infecções por fungos são contagiosas, é importante lavar depois de tocar pessoa ou animal com micose. Roupas esportivas também devem ser lavadas depois do uso.




Postados por:Paula Abrantes e Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário