terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O tornado que assustou os moradores na tarde de domingo, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é o primeiro a ser registrado no estado de Minas Gerais. De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) em Belo Horizonte, o fenômeno que movimentou a cidade foi um tornado de categoria 1 - em uma escala que vai de 1 a 5 - e é o primeiro que se tem o registro, através de vídeos e fotos, no território mineiro.

Segundo o especialista, os tornados ocorrem em áreas de baixa pressão atmosférica e têm o formato de um funil. A coloração cinza ocorre devido aos detritos de poeira que eles deslocam. "Os tornados são raros no Brasil e ocorrem geralmente na região Sul. Ano passado tivemos um no estado de São Paulo, mas em Minas é realmente o primeiro que temos registros", afirma. A classificação do fenômeno do Uberlândia na categoria 1, a mais baixa de todas, é devido a sua pequena duração, de apenas 20 minutos e pelos estragos causados, que foram poucos. Ainda segundo o meteorologista, não há como fazer previsões concretas sobre a possibilidade da ocorrência de novos tornados na região.

Entenda o fenômeno

O redemoinho de vento não pode ser confundido com os tornados. Segundo o meteorologista, é um fenômeno de pouca altura e intensidade e não causam estragos significativos. Apesar de ser comum que se confundam tornados com furacões, os dois são fenômenos bem distintos. Um furacão pode medir centenas de quilômetros de diâmetro e sua formação ocorre sobre as águas dos oceanos.
Postado por: Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário