terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bactéria desoberta ela NASA

Bactéria descoberta pela Nasa indica nova forma de vida

Uma pergunta há séculos desperta a curiosidade de cientistas e leigos: existe vida em outros planetas? A descoberta de uma bactéria pode ajudar a responder a essa indagação milenar.

Uma das especialidades da Agência Espacial Americana (Nasa) é procurar vida em outros planetas, até agora sem sucesso. Quando a Nasa anunciou nesta quinta-feira (2) a descoberta de uma nova forma de vida, todos começaram a imaginar algum extra terrestre.

Para decepção geral, tratava-se de uma simples bactéria encontrada em um lago da Califórnia e que substitui o fósforo, um dos componentes básicos da vida, por um veneno, o arsénio.

Os cientistas esclareceram que não é exatamente uma nova forma de vida, e sim uma adaptação a um ambiente rico em arsênio. Para todos os seres vivos, trata-se de um veneno. Mas essas bactérias, na falta de fósforo, não só se alimentam de arsênio, um elemento semelhante ao fósforo, como se utilizam dele em seu DNA.

A descoberta vai mudar os parâmetros que a Nasa segue para procurar vida fora da Terra. Até hoje, era testada a presença dos seis elementos básicos da vida: carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Agora os cientistas poderão também procurar a presença por arsênio e, por que não, por outros elementos.

Essa descoberta abre as portas para o estudo de "vida estranha" na Terra, ou seja, micro-organismos com um metabolismo muito diferente do usual e que podem representar uma parcela significativa de nossa biodiversidade.

Postado por:Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário